reforço positivo

Centro de Apoio Psicológico e Psicopedagógico
Terapia da Fala

Menu Serviços


Alimentação

A alimentação é um processo indispensável à sobrevivência do indivíduo, quando falamos de crianças este papel assume um relevo maior, dado que é através dos alimentos, que as crianças adquirem os nutrientes necessários ao desenvolvimento global adequado. Este processo engloba diversas etapas, como a entrada do alimento na boca, a mastigação e a deglutição do mesmo (engolir). Em cada uma destas fases poderá haver alterações como: hipersensibilidade (aumento da sensibilidade e consequente rejeição dos alimentos), mastigação unilateral (preferência por mastigar sempre do mesmo lado, o que leva a alteração no crescimento e desenvolvimento das estruturas orofaciais (lábios, língua, bochechas); e deglutição atípica ou adaptada (alterações na posição da língua ou lábios, no preciso momento em que engolimos os alimentos).

Considerando que as estruturas orais envolvidas na alimentação são as mesmas que usamos na fala, deveremos fornecer particular destaque a este processo, dado que alterações na alimentação poderão desencadear perturbações ao nível da articulação, entre outras.

facebook ERS

Registo Nº E123161
Filial Ponta da Barca

ERS

Registo Nº E123160
Filial Maia

Usamos cookies para melhorar a sua experiência neste website. Ao navegar nele, aceita a nossa política de utilização de cookies.