reforço positivo

Centro de Apoio Psicológico e Psicopedagógico
Terapia da Fala

Menu Serviços


Disfluência

A disfluência caracteriza-se por uma alteração na fluência do discurso, isto é, uma alteração no ritmo da fala associada a hesitações, bloqueios, repetição de sons, sílabas ou palavras; tensão corporal, tiques motores, entre outros. Contudo, cada individuo poderá apresentar uma ou mais características assim, de acordo com o quadro individual será traçado o diagnóstico e o plano de intervenção.

Atendendo que as crianças, durante o desenvolvimento normal, passam por uma fase de disfluência normal (disfluência fisiológica) é fundamental não confundir, o que pertence ao desenvolvimento, do que é patológico. Assim, entre os 3 e os 5 anos é normal ocorrerem diversos períodos de disfluência que, desde que, não estejam associados a tensão e tiques motores, deveremos considerar como usual no desenvolvimento, sendo fundamental não enfatizar, nem chamar à atenção dessas alterações à crianças. Quando a dúvida existir é crucial procurar uma avaliação especializada no sentido de a esclarecer.

facebook ERS

Registo Nº E123161
Filial Ponta da Barca

ERS

Registo Nº E123160
Filial Maia

Usamos cookies para melhorar a sua experiência neste website. Ao navegar nele, aceita a nossa política de utilização de cookies.